Orquestra Jovem Gioacchino Rossini
Orquestra Jovem Gioacchino Rossini

                                        Orquestra Jovem viaja com grupo reduzido para França
 

Orquestra Jovem viaja com grupo reduzido para França

  Pierre Duarte  
Músicos da Orquestra Jovem se apresentarão para os franceses

Igor Galante

A Orquestra Jovem “Gioacchino Rossini” de Rio Preto parte no dia 3 de setembro para a França, onde participa, entre os dias 5 e 7, do Salon du Brésil a Paris (Salão do Brasil em Paris), evento multissetorial de negócios para marcas brasileiras que acontece anualmente no Palais des Congrès, na capital francesa. Estava tudo acertado para a ida do grupo a Paris no ano passado, mas a feira não aconteceu. O convite então foi estendido para este ano. No entanto, a pouco mais de um mês da viagem, a orquestra ainda não conseguiu patrocínio para cobrir os custos de viagem. A dificuldade financeira não deve impedir o grupo de seguir para a França. Mas a orquestra irá desfalcada. Já foi decidido que a instituição e os músicos financiarão sete passagens, sendo R$ 3 mil cada passagem. Como o grupo é composto de 20 integrantes, 13 deles ficarão de fora.

Por conta disso, a viagem a França terá um novo objetivo além das apresentações propriamente ditas. A idéia da “missão rio-pretense” é atrair investimentos para os projetos socioculturais desenvolvidos pelo grupo junto aos expositores presentes à feira. A Orquestra Jovem é o resultado até agora mais visível do programa Integrarte, do Educandário Espírita, entidade do bairro João Paulo II que mantém há 14 anos ações para tirar menores carentes das ruas, dando-lhes novas oportunidades - principalmente por meio da arte. Segundo Márcio Larranhaga, coordenador do programa, além da Orquestra Jovem, a instituição criou este ano a Orquestra Mirim, com crianças de 10 a 12 anos, que no dia 26 deste mês fará sua primeira apresentação no Teatro Nelson Castro, além de já manter há dois anos um coral infantil.

Ao todo, cerca de 50 menores carentes participam das atividades culturais do Educandário. O próximo passo, ainda um sonho, é a criação de uma Escola de Artes, mas isso depende do financiamento que espera-se conseguir com a viagem a França. A Orquestra Jovem gravou um CD no ano passado, “Harmonias de Natal”. Larranhaga ainda corre atrás de apoio para a viagem dos sete a Paris, para que o grupo não precise tirar do próprio bolso. “Vamos tentar permutas com empresas, uma passagem por uma apresentação, por exemplo”. A expectativa dos jovens com a ida à “cidade luz” vem desde o começo de 2006, quando foi formalizado o convite do salão e começaram os ensaios. Em Paris, o grupo executará músicas bem brasileiras, como “Asa Branca”, “Aquarela do Brasil”, “O Trenzinho Caipira” e canções de Edith Piaf. A orquestra existe há cerca de quatro anos. Os instrumentos vieram por doações.
Partilhe esta Página

 
EDUCANDÁRIO ESPIRITA




Total de visitas: 2623